Click no Player e escute esta canção bem apropriada ao nosso blog.

domingo, 13 de janeiro de 2013

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA
   
Liga Juvenil, UCP!...

     Nos anos 40, 41 e 42, participávamos, eu e meus irmãos de uma   animada  Liga   Juvenil ,  na   Igreja Presbiteriana de S. José del Rei, MG.

       Tínhamos as nossas reuniões nas tardes de sábado, na casa da diretora, Dna. Lavínia, senhora consagrada, animada e dedicada. Morava ao lado da Igreja. Na sua simplicidade, com poucos e precários recursos, nos proporcionava horas felizes e gostosas, com brincadeiras, estudos, trabalhos e um gostoso lanche. Tínhamos reuniões especiais, festivas com vários programas. Tantos anos se passaram, mas a lembrança daquela época feliz, marcante ficou profundamente registrada no meu coração. Creio que por causa deste doce período que marcou a minha infância, mais tarde, já morando em Niterói, pude organizar a Liga Juvenil da nossa 1ª Igreja Presbiteriana de Niterói e ficar trabalhando até hoje. Tem sido longos e maravilhosos anos de trabalho com as crianças neste departamento tão importante da nossa Igreja.

       Como e quando começou a Liga Juvenil na nossa Igreja Presbiteriana do Brasil, não sei. Mas há muitos anos tem funcionado com muito dinamismo em algumas das nossas Igrejas com maravilhosos resultados na vida das crianças, levando-as a conhecer os ensinamentos do Senhor Jesus, ajudando-as a crescerem na Sua graça e conhecimento, dando-lhes uma boa base na vida cristã.

       E por que UCP? No ano de 1980, numa reunião realizada em São Paulo como a Secretária Nacional do Trabalho Feminino, com a presença da Sra. Edna Costa, o pastor Loria (não me lembro o nome todo) e eu, como assessora da Sra. Edna Costa no trabalho da Liga Juvenil, foi proposto trocar o nome deste departamento para União de Crianças Presbiterianas — UCP.

     O trabalho de crianças, até então, era vinculado ao trabalho das senhoras, com a direção da Secretaria Nacional de SAFs. Pouco depois, nos idos de 1982, foi
criada a Secretaria de Infância. A 1ª Secretaria Nacional de Crianças foi assumida pela Sra. Edna Costa, que já era responsável pela Secretaria de Senhoras. No ano de 1986, foi nomeada a Sra. Angelina Vieira, que ocupou o cargo durante 8 anos, sendo substituída pelo pastor Josué Alves Ferreira, o nosso atual secretário.

       No ano de 1978, nasceu a revista Juvenis por Cristo que tornou-se órgão oficial da Secretaria da Infância e levava aos líderes toda orientação sobre o trabalho,
idéias e sugestões e para as crianças atividades e lições bíblicas. A revista circulou até o ano de 1995.

       Pelas misericórdias do Senhor, durante anos, tendo estado à frente deste trabalho, aqui na minha igreja. Tem sido uma grande bênção na minha vida, muito aprendi e muito me edifiquei ensinando as crianças.

    O meu grande desejo é que em todas as nossas Igrejas haja UCPs organizadas, ativas e que trabalhem com muito dinamismo preparando as nossas crianças na vida cristã levando-as a seguir e servir ao Senhor Jesus com muito amor.

       O trabalho é realmente maravilhoso.

     Que Deus, o nosso Pai, nos abençoe e desperte as nossas igrejas para este tão importante trabalho.

Tia Custódia

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

MAIS UMA UCP ORGANIZADA



A Igreja Presbiteriana de Lagoa Seca - Presbitério da Borborema - iniciou este ano de 2013 com mais uma Sociedade Interna organizada. 

Viva!

Foi organizada a sua UCP

Eu mesmo estive lá como Sec. Presbiterial e Sinodal do Trabalho Infantil e presidi aquela Reunião Solene de Organização que aconteceu no último domingo de 2012, dia 30 de dezembro, por ocasião da sua EBD.

Presidindo a mesa, fui auxiliado pelos irmãos: Presb. Davi Jackson Mota - representante do Conselho local e já designado Conselheiro da UCP,  Miss. Geovana Porto, Ana Maria Apolinário Mota - Coordenadora do Dep. Infantil local e já designada também para UCP e pela irmazinha Samira Raquel Gomes Nascimento, como secretária ad-hoc.

A UCP da IP de Lagoa Seca inicia-se com 8 membros:
  • Silas Porto Demétrio
  • Guilherme Nogueira Araújo
  • Pedro Emanuel Silva Miranda
  • João Mateus Barbosa dos Reis
  • Samira Raquel Gomes Nascimento
  •  Gabriel do Nascimento Brandão
  • Ester Santos Bezerra
  • Sara Emanuelly Silva Miranda
Estave presente ainda como visitantes os irmãos: Maria Emanuelly Barbosa da Silva, Iury Melo barbosa, Carlos Eduardo Cunha Rufino e  Vanilda Silva Mirande e Kdniel David Silva Miranda.
A devocional constou de: Leitura bíblica em Provérbios 6:2 feita pela Miss, Geovana Porto e oração feita pelo Presb. Davi Jackson.

Foram eleitos para a primeira diretoria daquela nascente sociedade os irmãozinhos:
  • Presidente: Ester Santos
  • Vice-presidente: Pedro Emanual
  • 1º Secretário: Guilherme Nogueira
  • 2º Secretário: Samira Raquel
  • Tesoureiro: Silas Porto
A reunião encerrou-se com uma palavra e oração feita pelo Rev. Edvaldo Miranda - pastor local - e a declaração oficial de organizada da UCP da Igreja Presbiteriana de Lagoa Seca.

Nos alegramos no Senhor por ver o trabalho infantil crescendo em nosso meio, ao mesmo tempo que suplicamos ao nosso Deus que derrame copiosas bençãos sobre esta nova UCP e sobre a IPLS.

Saudações em Cristo, nosso Senhor.

Pr. Josemar Carvalho
Sec. Sinodal do Trabalho Infantil

   

 

 

 

 CONGRESSO NACIONAL

MÃOS E CORAÇÃO


Uma Ferramenta Excelente!

Os congressos, ao longo dos anos têm demonstrado ser um excelente instrumento nas mãos de Deus para capacitar os adultos que trabalham com as crianças das nossas igrejas. Sendo assim, a Secretaria Geral do Trabalho da Infância continuará em 2013 o seu projeto de capacitação dos líderes de UCP e professores do Departamento Infantil com a realização do 4º Congresso Mãos e Coração – Capacitando mãos e ministrando ao coração.
Contamos com a sua presença!
Rev. José Roberto
Sec. Geral do Trabalho da Infância – IPB.

 Temas e Palestrantes:
O desafio da família na formação espiritual dos filhos – Pastor Tedd Tripp (EUA) Autor dos livros: Pastoreando o Coração da Criança e Instruindo o Coração da Criança.
Família Cristã e sua importância na transformação da sociedade – Rev. Roberto Brasileiro – Pastor da Igreja Presbiteriana de Patrocínio - MG e Presidente do Supremo Concílio da IPB.

Forma de pagamento:

Depósito bancário: Depósito em nome da Igreja Presbiteriana do Brasil – Banco do Brasil – Agência: 0083-3 – Conta corrente: 22569-X.
Atenção: Após efetuar o depósito, enviar cópia do comprovante para o e-mail: ucp@ipb.org.br
Não se esqueça de colocar seu nome junto.

Taxa de Inscrição:

R$ 50,00 - Com refeições;
R$ 30,00 – Sem refeições.
  
Onde acontecerá o 4º Congresso Mãos e Coração?
• PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE JOÃO PESSOA – Av. Odon Bezerra, 294, Tambiá – João Pessoa – PB. Fone: (83) 3221-7075.
• Data: 07 a 09 de março de 2013.

Atenção:

• Cada congressista poderá escolher três oficinas, duas sobre família e apenas uma sobre o Departamento Infantil (essas oficinas terão mais tempo de duração). Todas serão ministradas no sábado dia 09/03. Acompanhar pelo site se a oficina ainda tem vaga. Isso evitará transtornos no dia do congresso.
O congresso funcionará da seguinte forma:
- No dia 07 (quinta-feira) teremos o credenciamento dos congressistas a partir da 17h e Culto de Abertura com o Rev. Roberto Brasileiro às 19h30;
- No dia 08 (sexta-feira) só teremos programação à noite – Palestra com o Pastor Tedd Tripp às 19h30;
- No dia 09 (sábado) teremos oficinas (manhã e Tarde) das 8h as 18h e o Culto de Encerramento com palestra do Pastor Tedd Tripp às 19h30.

Se ligue!

• Só será confirmada a inscrição depois que o depósito bancário for efetuado ou o pagamento feito na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa;
• O Congresso não guardará vaga de ninguém;
• As vagas das oficinas são limitadas. Esgotando-se as mesmas, não poderemos incluir mais ninguém. Lista por ordem de inscrição no site e/ou na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa;
• Sua inscrição não inclui a hospedagem – Sugerimos que entre em contato com a TRIGEMS Viagens & Eventos para solicitação de pacotes de viagem e/ou hospedagem com preços diferenciados. Contato: (21) 2796-3886 // 3020-6900 // (21) 7710-2261 // - www.trigems.com.br / trigems@trigems.com.br – Falar com Wilson;
• Teremos livraria com material voltado para área infantil;
• Teremos a camisa oficial do Congresso Mãos e Coração para a venda;


FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO ENDEREÇO ELETRÔNICO ABAIXO 
(Neste endereço eletrônico você vai encontrar esta mesma postagem. Ao final dela você encontrará a ficha de inscrição). 

http://www.ipb.org.br/ucp/incricao-do-congresso

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Adolescente desaparece após sair da escola no Alto do Mateus e Igreja pede orações

Click na foto
Click na foto
Irmãos e irmãs, graça e paz da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Estamos nos acostando à campanha, já do conhecimento de toda nossa comunidade paraibana e em nível nacional. Falamos da grande mobilização da família e amigos no sentido de desvendar o desaparecimento da adolescente Fernanda Ellen Miranda Cabral de Oliveira (foto 1) na última segunda feira, dia 07/01/2013, quando saia da escola onde estuda.
De lá para cá a família e amigos de Ellen vivem um clima de profunda comoção e desespero pela ausência inexplicável da adolescente.
Pr EstevãoRecebemos hoje uma solicitação (postada abaixo)  do reverendo Estevão Domingos Oliveira Neto (foto 2), pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe, em João Pessoa no sentido de nos mobilizarmos  e orarmos por esta situação envolvendo Ellen que, inclusive, frequentou por algumas vezes nossa congregação no bairro do Alto do Mateus onde a mesma reside com seus familiares.
Que Deus nosso Pai celestial, que com certeza, está no controle de tudo faça valer a sua vontade também neste caso.
Detalhe: Se você tiver alguma pista e/ou informação sobre este caso, por favor comunique as autoridades policiais.
da redação, diácono Eliezer Gomes

Para esclarecer os fatos – Nota da Imprensa local
Uma criança de 11 anos desapareceu na tarde de segunda-feira (7) enquanto voltava da escola para sua casa, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. Segundo o sargento Aurélio da Polícia Militar, Fernanda Ellen Miranda Cabral de Oliveira foi para escola, que fica a poucos metros de sua casa, buscar o boletim por volta das 15h da segunda. De acordo com a Polícia Militar, Fernanda Ellen foi vista pela última vez saindo do local de blusa rosa e short azul, comemorando a aprovação.

A família da estudante, preocupada com a demora do retorno da criança, decidiu ir até a escola e saber se ela ainda estava por lá conversando com algum colega, mas foi informada pela diretora que a menina havia saído das dependências do colégio havia alguns minutos. Após conversar com os funcionários da escola e conhecendo os hábitos da criança, a família começou a busca por Fernanda, como conta a tia da estudante, Maria da Penha Cabral. Por volta das 11h30 desta terça, a família da estudante registrou o desparecimento de Fernanda na Delegacia da Criança e do Adolescente.

“Conhecemos Fernanda. Ela é uma menina muito caseira, não tem costume de sair de casa sem avisar. A escola em que ela estuda é bem perto da casa dela, a menos de dois quarteirões. Conversamos com o pessoal da escola, o vigia falou que viu ela comemorando a aprovação e saindo do colégio, ele disse ainda que avisou para que ela tivesse cuidado no retorno”, relatou Maria da Penha. G1

Apelo feito pelo Reverendo Estevão Domingos
Irmãos, Fernanda frequentou com a sua mãe (Elisângela) a nossa congregação do Alto do Mateus. Oremos por esta situação que tem mobilizado a força policial de João Pessoa e as pessoas em geral.
Pr. Estevão Domingos